sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Como decorar apartamentos pequenos?

Texto Romulo Osthues | Fotos Sidney Doll | Adaptação Ana Paula de Araujo
 

Com R$ 30 mil de orçamento, as arquitetas Agnes Manso e Maria Alice Miglorancia transformaram o flat de apenas 35 m². Pela dificuldade de modificar o layout por conta das regras do condomínio, as profissionais optaram por adaptações. “Há um sofá-cama para as visitas na sala e uma porta de correr que dá em um painel com TV, servindo para a sala e para o quarto. Além disso, aproveitamos os cantinhos, como o armarinho que fizemos na viga”, relata Agnes. Não ter divisões marcadas no flat favorece a circulação, assim como escolher os móveis certos. A seguir, confira os 7 truques das arquitetas para aproveitar cada cantinho do apartamento pequeno:
  
1- Há armários na medida certa para abrigar alimentos, objetos e camuflar os eletrodomésticos que a proprietária possui.

2- Dê várias funções a seus pufes. Eles servem como descanso para os pés, mesas de centro ou para receber amigos.
3- O painel de TV é giratório, servindo tanto para os espectadores da sala, quanto para quem está sobre a cama.
4- Em metragens reduzidas, prefira mesas com uma base no centro, pois permitem recolocar suas cadeiras de acordo com o espaço e a circulação.

5- As portas do guarda-roupa receberam revestimento de espelhos para ampliar, além de servir como apoio para os momentos de beleza. No cantinho sob a viga em destaque, um armário pequeno serve para guardar travesseiros.
6- A iluminação de embutir ou de apoio são ideais para ambientes com pé-direito baixo. O rebaixamento de gesso deve ser de uma altura suficiente para abrigar a iluminação.
7- Há duas entradas para o banheiro da casa: uma para os visitantes, outra para quem está no quarto a fim de manter a privacidade. Portas de correr também economizam espaço. Quando abertas, integram todos os ambientes.
Projeto: Agnes Manso e Maria Alice Miglorancia; pintura (ref.: H109): Tintas Suvinil; produtos luminotécnicos: Grado Iluminação; marcenaria com desenho das arquitetas e execução: Porto Madeira; quadros: Escritório de Arte Rejane Tacchi; sofá-cama e pufes: Luana Estofados; mesa de jantar: Fernando Jaeger; cadeiras: Estar Móveis; persianas: Progetto; piso laminado: Casa Fortaleza; tapete e almofadas: Etna; roupa de cama: Trousseau; copos de cerâmica coloridos, relógio de parede, maçã de madeira e cachepô: Zona D; porta-retratos e vaso com orquídea: Cecilia Dale; demais objetos: acervo pessoal.

Fonte: Portal de Decoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário